Entrevista #27

23 de outubro 2017

 

Rui Moreira

MOTORISTA | COZINHEIRO

_

 

Comida para a Alma

 

Nacionalidade: Portuguesa

Naturalidade: Angola

Idade: 45

Função: Motorista de Pesados

No Grupo Casais desde fevereiro de 2001

Em que mercados/empresas do Grupo já trabalhaste? CASAIS Engenharia e Construção

 

Lema de vida: Nunca é tarde para nada.

Rui sempre adorou cozinhar. Não se consegue lembrar exatamente quando começou a sua paixão por comida, “vem desde sempre”. Sonhava em criar um restaurante mas, quando lhe foi apresentado um orçamento inicial, hesitou. Foi aí que se lembrou: “E se, em vez de ter um restaurante, para onde as pessoas teriam de se deslocar, fossemos nós a ir ao encontro dos clientes?”. Foi quando encontrou o conceito de street food. E assim começou: procurou empresas que vendessem ou modificassem carrinhas, transformando-as em restaurantes ambulantes, e encontrou uma empresa italiana. Não perdeu tempo, entrou em contacto, apanhou um avião para Milão e foi a La Spezia, para falar com os arquitetos e estudar a possibilidade de criar a carrinha dos seus sonhos. Mais uma vez, quando confrontado com o orçamento, percebeu que estava fora das suas possibilidades. Era preciso arranjar uma alternativa.

“Tudo aquilo que fiz foi pelo amor que tenho à cozinha. A Claru’s é diferente das tradicionais roulottes e eu queria mostrar isso a outras pessoas. Ver a satisfação dos clientes motivou-me a continuar”

De volta a Portugal, e já com a ideia daquilo que pretendia, o motorista da Casais contactou um especialista em engenharia mecânica, um arquiteto e um serralheiro. Apresentou-lhes as suas ideias e, juntos, “puseram as mãos na massa”, criando a carrinha de street food que Rui tanto imaginava.

 

Esta atividade ocupou todos os minutos disponíveis do colaborador da Casais durante 12 meses. Finalmente, em 2015, a sua carrinha estava criada. A primeira fase do projeto estava concluída. Agora, estava na hora de pensar num nome à altura. Este era um projeto de Rui e da sua esposa, Cláudia. Então pensaram na ideia de juntar os dois nomes: Claru’s!

 

Após a criação da carrinha, seguiu-se um longo e complexo processo de legalização do veículo que era, também, um restaurante! Foi um processo difícil, com muita responsabilidade. Antes de se fazer à estrada com a Claru’s, Rui fez a inauguração oficial em casa. Convidou amigos e família e testou a food truck, com um conceito adaptado: as especialidades vão desde os tradicionais pratos como papas de sarrabulho e caldo verde até pizzas e bifanas, completando com deliciosos sumos naturais.

 

Testes feitos, escolheram o evento de estreia: a Feira de S. Miguel, em Cabeceiras de Basto. Tudo era novo para Cláudia e Rui. “As pessoas olhavam admiradas, nunca tinham visto nada assim, achavam engraçado, mas não compravam, nem um café vendemos nesse dia!”, confessa, desanimado. A segunda participação foi num casamento, composto só por carrinhas de street food. Foi este o evento que trouxe popularidade à Claru’s que, desde aí, recebeu imensos contactos.

 

Hoje, tem agenda ocupada até 2018 e já passou pelos mais diversos eventos como a Noite Branca, o S. João, Do Bira ao Samba, a feira de Bruxarias de Vale D’Este, eventos privados como casamentos e eventos para empresas como o Hospital Privado de Braga, a Fiat Portugal e até mesmo a Associação de Colaboradores do Grupo Casais! Rapidamente deixaram de ter mãos a medir e acabaram por contratar mais dois familiares.

 

“Tudo aquilo que fiz foi pelo amor que tenho à cozinha. A Claru’s é diferente das tradicionais roulottes e eu queria mostrar isso a outras pessoas. Ver a satisfação dos clientes motivou-me a continuar”, explica. Os clientes são a sua melhor publicidade. Passam a palavra e os convites surgem nos eventos ou através de contactos de antigos clientes. Em dois anos de atividade, o motorista da Casais diz que este projeto foi um verdadeiro sucesso: “Já recuperei o investimento inicial e já tenho planos para expandir”.

 

A ambição é grande e os novos planos estão em desenvolvimento. Diz que é difícil viver deste negócio, mas gostava de se dedicar à Claru’s a tempo inteiro: “É todo um processo de aprendizagem, fomos confrontados com imensas dificuldades, mas conseguimos ultrapassar tudo e hoje estamos orgulhosos do que alcançámos”.

 

© 2018 GRUPO CASAIS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS