Entrevista #34

28 de maio 2018

 

Henrique Fernandes

TÉCNICO DE MADEIRAS | MÚSICO

_

 

Esculpindo a música

Nacionalidade: Portuguesa

Naturalidade: Cabeceiras de Basto

Idade: 22

Função: Preparador de Obra - Estágiário

No Grupo Casais desde 2017

Em que mercados/empresas do Grupo já trabalhaste? Carpin, Portugal

 

Lema de vida: Viver cada momento da melhor forma possível.

O primeiro contacto com a música surgiu na escola básica, onde aprendeu a tocar flauta. Não foi um bom começo, Henrique não gostava das aulas, nem do instrumento. Aos 11 anos, juntamente com o seu grupo de amigos, partiu em busca de um passatempo para ocupar os tempos livres e inscreveu-se em aulas de guitarra. Experimentou uma aula e outra e mais outra e nunca mais parou! A paixão pela música foi crescendo à medida que ele também crescia. E ali nascia uma história de amor entre o técnico de madeiras da Carpin e a música.

 

Mais tarde, a loja onde tinha aulas fechou. O seu professor decidiu então criar uma escola e convidou o preparador de obra a dar aulas de guitarra. Foi com este convite que Henrique começou a tocar regularmente e a exercitar mais a voz. Surge assim a escola “A Guitarra e os Amigos”, que existe até aos dias de hoje e onde Henrique ainda dá aulas. Conta com cerca de 30 a 40 alunos anualmente, com idades entre os 8 e os 18 anos: “Foi um desafio. Eu não tinha formação musical nenhuma além das aulas de guitarra, e tinha de ensinar jovens que tinham a mesma idade que eu”.

“Não há um dia que passe sem tocar ou cantar.”

Quando terminou o secundário, ponderou seguir música no ensino superior, e até mesmo ir para as forças armadas, mas optou pelo curso de Tecnologias da Madeira, uma área nova e em ascensão em Portugal. Henrique confessa que adora trabalhar na Carpin, mas não esquece a veia musical, que faz parte da sua vida. “Não há um dia que passe sem tocar ou cantar.”, revela o técnico do Grupo.

 

Fazendo uma retrospetiva, Henrique afirma que o grande impulsionador da sua carreira musical foi o professor de guitarra, Carlos Pote, que o levou a algumas atuações, incentivando o gosto pela música. Aí, os contactos de Henrique começaram a crescer e os convites para atuar foram-se multiplicando naturalmente.

 

O preparador de obra relembra hoje a sua primeira atuação, que não ficou marcada pelos melhores motivos... Foi na passagem de ano de 2011/2012, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Cabeceiras de Basto. O concerto estava previsto começar às 22h00 mas, nesse momento, soa o alarme. Havia um incêndio. Toda a gente se movimentou e a sala acabou por ficar vazia. A banda havida ficado sem audiência. Os bombeiros só voltaram à 01h00 da manhã, hora em que iniciou, finalmente, o concerto, que durou apenas três músicas. A partir daí, e apesar da experiência não muito positiva, foram surgindo convites para tocar em bares, festas, bailes…

 

Estas atuações contribuíram para que o seu gosto pela música fosse sendo aprofundado e aumentasse de forma exponencial. Mas foi há três anos, quando trabalhou nas férias de verão com uma banda de baile, que decidiu seguir, de forma mais profissional, uma carreira no mundo da música. Fazia parte do staff e montava os sistemas de luz e som “era sempre o primeiro a chegar e o último a sair”, relembra. Gostava do que fazia, mas começou a imaginar como seria estar do outro lado. Qual seria a sensação de estar em cima do palco a cantar e a tocar…? Da imaginação à realidade, em 2017, teve a oportunidade de fazer um casting para o Grupo Musical Rock 7, onde acabou por ser selecionado para vocalista. Este ano, têm já a agenda preenchida com uma tour pelo norte de Portugal, onde vão animar várias festas e arraiais.

 

Paralelamente, tem também alguns projetos pessoais. Canta ao vivo em bares, restaurantes, casamentos e jantares. Recentemente, juntou-se a outros dois amigos e criaram o TRIO HTJ. Ainda só atuaram duas vezes, uma delas numa gala solidária com o artista Zé Amaro.

 

Henrique não sabe o que o futuro lhe reserva, mas confessa que a sua maior motivação é poder fazer aquilo de que gosta, desde dar aulas de guitarra até cantar e tocar no palco. “São estes pequenos momentos que nos mantêm motivados e com vontade de querer continuar. É esta paixão que nos move!”

 

Fica a conhecer alguns projetos que contaram com a participação do Henrique: www.youtube.com/watch?v=zk6avAU5B90

www.youtube.com/watch?v=21ABIk_k1fo

© 2018 GRUPO CASAIS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS